Dentre os componentes do óleo essencial do orégano, duas substâncias se destacam como princípio ativo, Carvacrol e Timol. Possui ainda, flavonóides, ácido rosmarínico, triterpenos, esteróis, vitamina A, vitamina C, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro e manganês. O Carvacrol, em particular, tem a propriedade de inibir o crescimento de Candida albicans. O Timol estimula resposta imune. Em conjunto atuam também como varredores de radicais livres.
O carvacrol é conhecido por suas propriedades antibacterianas, especialmente no controle das bactérias Escherichia coli (responsável muitas vezes por infecções no trato gastrointestinal e urinário) e Bacillus cereus (algumas cepas podem ser prejudiciais e causadores de doenças transmitidas por alimentos). Desta forma, o carvacrol pode ser uma opção para o tratamento complementar de doenças como a gastroenterite (infecção que atinge o sistema gastrointestinal podendo haver a ocorrências de diarreias, cólicas intestinais e possivelmente vômitos), colecistite (inflamação da vesícula biliar), toxemia (presença de bactérias no sangue), colangite (inflamação das vias biliares), infecção do trato urinário, além de vários outros tipos de infecções comuns.
O timol é amplamente utilizado como um antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. Possui propriedades anti-sépticas e é um desinfetante muito eficaz. É relacionado ao carvacrol, possuindo a mesma fórmula molecular, porém os átomos estão dispostos de forma diferente. Alguns remédios para acne, hemorroidas e fungos possuem timol em sua composição. O timol inibe a capacidade de algumas bactérias se aderirem às células humanas, dispondo de um mecanismo antimicrobiano que rompe a parede celular bacteriana e faz com que citoplasma vaze.
Os terpenos possuem propriedades antibacterianas e o ácido rosmarínico possui atividades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. A atividade antioxidante do ácido rosmarínico combate os radicais livres, reduzindo o risco de aparecimento de aterosclerose e câncer. Atualmente suas propriedades medicinais estão sendo estudadas para combater os efeitos sobre o Mal de Alzheimer. O óleo de orégano também possui flavonoides com propriedades antioxidantes, auxiliares na redução do colesterol ruim e possuidores de atividade anticancerígena, sendo apontados como inibidores de crescimento de células cancerosas.
Muitos estudos comprovam a eficácia do óleo essencial de orégano contra fungos, um deles afirma que dentre diversas espécies (Origanum vulgare, Mentha spicata, Lavandula angustifolia e Salvia fruticosa), o orégano demonstrou maior atividade fungicida a cita as substâncias Carvacrol e Timol como aquelas que possuem maior atividade antifúngica. Um estudo realizado em 2005 apresentou resultados que mostraram que a atividade microbiana do óleo de orégano é positiva contra todos os 10 tipos de bactérias e 15 tipos de fungos testados.6 Outro estudo mostrou a atividade do óleo de orégano na diminuição do crescimento de fungos da espécie Candida albicanse Candida krusei em alimentos.
Além disso, outro estudo testou a atividade antimicrobiana deste óleo contra a bactéria Helicobacter pylori, importante em casos de úlcera gástrica e duodenal. A inibição do crescimento desta bactéria é atribuída, neste estudo, por alguns compostos fenólicos. Pesquisas atuais têm apontado o óleo de orégano como um eficaz remédio no tratamento do câncer. Ele também é considerado um dos mais eficazes óleos de ação antimicrobiana e antifúngica.
Outras pesquisas sobre o uso do óleo essencial dos oréganos já vieram a comprovar que suas propriedades vão ainda mais longe. Segundo um pesquisador do Centro Médico da Universidade de Georgetown, o óleo extraído do orégano pode ser um tratamento efetivo contra bactérias perigosas que muitas vezes são resistentes às drogas tradicionais. Dois estudos mostraram que o óleo de orégano – em particular o carvacrol, um componente químico do orégano – parece reduzir infecções tanto quanto os antibióticos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.